Conheça 7 grupos no Facebook que ajudam mulheres à procura de trabalho

06 August 2016
 

Há quem acredite que as mulheres são competitivas e rivais por natureza. Mas os movimentos recentes de empoderamento feminino mostram o oposto. Elas se reúnem em grupos cada vez maiores de ajuda mútua. Seja para discutir interesses ou desafios em comum, o espírito comunitário e a solidariedade pautam essas redes.

Em diversos grupos no Facebook, milhares de “minas” e “manas” divulgam e trocam serviços, oferecem vagas de trabalho temporário ou permanente, indicam amigas e parceiras profissionais. Alguns são focados em áreas específicas, como comunicação e artes. Há outros com foco mais amplo, nos quais aparecem vagas para vendas, programação, reparos domésticos, entre outros. Há grupos em que só são publicadas oportunidades de trabalho, mas a maioria permite divulgação de workshops, cursos e palestras. Há também discussões sobre o mercado de trabalho.

Confira a seguir a lista de alguns desses grupos:

Networking das minas – Divulgam oportunidades de trabalho temporário e fixo, projetos pessoais e voluntários. Também ajuda quem está à procura de mulheres boas no que fazem.

Serviços das minas de Sampa – Focado na troca de referências de profissionais de confiança para reparos domésticos, entre outros.

Mulheres do Audiovisual Brasil – Espaço para discussões sobre o mercado de trabalho, troca de referências e procura de profissionais técnicas da área de cinema e vídeo.

Mulheres Desenvolvedoras – Brasil – Assim como o grupo do Audiovisual, discute sobre o mercado de trabalho, troca de referências e divulga oportunidades de trabalho para programadoras de diversas linguagens.

Freela das minas: ilustração e texto – Direcionado à busca e oferta de profissionais de design, criação, jornalistas, redatoras, tradutoras, revisoras, etc.

Profissionais/Vagas Feministas – Tem intenção de contribuir para mulheres ganharem mais espaço no mercado de trabalho, atraindo quem procura uma fornecedora ou funcionária feminista.

Feministrampos – Ofertas de profissionais, vagas e oportunidades de trabalho em áreas como economia colaborativa, autoconhecimento, entre outras, focadas no público feminino.