Conheça Bárbara

11 August 2017
 

Mecânica para mulheres

Ela escolheu uma profissão dominada por homens, encarou o machismo dos colegas de trabalho e transformou seu ambiente profissional. Depois de oito anos trabalhando na mesma empresa, largou o emprego fixo para empreender. Hoje Bárbara é dona da Brier Cars, uma consultoria de mecânica básica para mulheres que, em um ano, já treinou mais de 300 pessoas.

Oportunidade para elas

Bárbara nasceu e cresceu na periferia de Belo Horizonte, estudou a vida inteira em escolas públicas e desde cedo soube que ela e os irmãos teriam que batalhar o dobro para ter uma profissão. “A gente vivia buscando cursos gratuitos para fazer, porque não tínhamos condições de fazer pré-vestibular, e sabíamos que não ia dar para fazer faculdade”, conta. Foi por acaso que ela conheceu a escola de mecânica, quando um conhecido de sua mães, Regina Pereira, comentou que o Senai estava capacitando jovens interessados em atividades técnicas.

Aos 16 anos Bárbara fez o primeiro curso, de eletrônica. Depois, migrou para mecânica, não por escolha, mas porque as notas que marcou no exame não eram suficientes para entrar em outros cursos. Ela não sabia que ali encontraria uma paixão, além da profissão. Fez o curso de manutenção automotiva, e em seguida foi aprovada para a formação técnica em Automobilística. Aos 17 anos já tinha o primeiro emprego, e aos 19 foi contratada pela Fiat, onde chegou a gerenciar uma área de Treinamentos Técnicos.

A necessidade de mudança veio após 8 anos de dedicação à empresa. “Eu queria trabalhar com gente, com relacionamento, e queria que as pessoas me dessem um feedback mais direto. Gostei muito do tempo que trabalhei lá, mas queria seguir outro rumo”, explica Bárbara. Para fazer um dinheiro extra, ela entrou em grupos do Facebook para vender manuais originais de carros antigos que ela encontrou no lixo de uma biblioteca desativada. “Eu fiquei assustada, o povo comprou bem demais. Vender nos grupos era melhor do que usar site de venda”, conta.

Do novo negócio inesperado surgiu a vontade de empreender. Bárbara ainda não sabia muito bem com encaixar sua experiência profissional com as expectativas que tinha para o futuro, e de pouco em pouco foi testando modelos de negócio até chegar à Brier Cars, uma consultoria que oferece treinamento de mecânica básica para mulheres.

Compartilhando saberes


O salto para o empreendedorismo não foi um caminho mágico. Apesar de a ideia ter sido muito bem recebida pelos grupos de mulheres, Bárbara não recebeu o retorno financeiro que esperava. “No primeiro workshop que fiz, vi que que o pessoal confirmava nos eventos, mas não iam e não queriam pagar. Comecei a ficar frustrada”, lembra. Ela decidiu confiar e investir ainda mais no negócio. “Comecei a estudar muito, me capacitar em outras áreas. Eu entendia de escrever a apostila e ensinar como o carro funciona, mas não sabia muito sobre modelo negócio, de marketing”, diz.

Atualmente, ela faz treinamentos de mecânica automotiva básica para mulheres patrocinados por empresas ou corporações, sejam elas do ramo automobilístico ou não, que reconhecem a importância de oferecer oportunidades e treinamentos que reforcem o compromisso com a diversidade. O objetivo do treinamento é capacitar essas mulheres a resolverem pequenos problemas técnicos relacionados à mecânica de automóveis, e orientá-las sobre como demandar serviços mecânicos em oficinas. “As mulheres contam muito sobre discriminações que sofrem nesses ambientes, e ficam muito felizes que exista uma mulher que faça esses treinamentos e palestras especificamente para elas”, afirma.

A Brier Cars já treinou mais de 300 pessoas em um ano, por meio de palestras e workshops. Mesmo com todos os desafios envolvidos, Bárbara afirma que não poderia ter escolhido outro caminho: “Você tem estresse, mas tem muita perspectiva. Você se conhece como pessoa, conhece seus medos, seus limites. Eu achei minha missão: falar com as pessoas, falar para as pessoas que elas também podem conseguir. Eu tinha tudo para não conseguir, mas eu cheguei até aqui. E as pessoas também podem chegar”, celebra.

Saiba mais sobre a Brier Cars no Facebook.