Evento #ElaFazHistória em Recife

09 July 2016
 

#ElaFazHistória começa jornada de inspiração por Recife

Na primeira sexta-feira do mês de julho, 300 mulheres foram até o Arcádia Paço Alfândega, em Recife, para ouvir histórias. Mais do que isso, para compartilhar de experiências de empoderamento que podem impulsionar significativos avanços socioeconômicos. Elas participaram do primeiro evento do programa #ElaFazHistória, criado pelo Facebook e Instagram para celebrar e estimular o empreendedorismo feminino no Brasil.

“Incentivar o empreendedorismo feminino é munir as mulheres de ferramentas capazes de derrubar as barreiras causadas pela desigualdade de gênero. Acreditamos que quando elas vencem, todo mundo ganha”– Camila Fusco, diretora de Empreendedorismo do Facebook para América Latina.

recife_foto4

Recife foi a cidade escolhida para o primeiro evento por ser a capital mais empreendedora da Região Nordeste, segundo pesquisas. O evento teve palestras e oficinas apresentadas por mulheres que vêm inspirando outras mulheres em todo o Brasil a irem cada vez mais longe na vida, na carreira e nos negócios. É o caso da jornalista Ana Paula Padrão, empreendedora na área de comunicação e criadora da Escola de Você. Ela partiu da sua própria experiência para compartilhar com outras mulheres a importância do autoconhecimento e do amor próprio.

recife_foto1

Elas fazem história

No palco do #ElaFazHistória, a jornalista também entrevistou a empresária Zica Assis, criadora do Instituto Beleza Natural. Em uma conversa descontraída, Zica contou como a persistência na busca de uma fórmula para seus cabelos crespos se transformou em um negócio que hoje emprega cerca de 4 mil mulheres.

Camila Farani, empresária carioca do setor de alimentação e investidora à frente do Mulheres Investidoras Anjo, também compartilhou sua história de empreendedorismo, apresentando princípios para quem precisa de motivação ao iniciar de qualquer negócio. Ela ainda foi mediadora de um painel com as empreendedoras Kamila Brito, idealizadora do Barco Hacker; Alessandra França, fundadora do Banco Pérola, que concede microcrédito orientado; e Beth Viveiros, dona da padaria artesanal Beth Bakery.

recife_foto3

ONU Mulheres e Think Olga

Para realizar o #ElaFazHistória, Facebook e Instagram contam com a colaboração da ONU Mulheres, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Think Olga, Escola de Você e Rede Mulher Empreendedora. Além disso, o programa recebe o apoio do canal GNT e da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

No evento, ONU Mulheres e Think Olga abordaram os desafios da igualdade de gêneros na economia e no mercado de trabalho.

“A agenda de desenvolvimento sustentável, incluindo a equidade de gêneros, deve envolver governos, empresas e sociedade civil. Somente a mulher que gera o próprio dinheiro pode fazer suas próprias escolhas” – Adriana Carvalho, Assessora de Empoderamento da ONU Mulheres

Representando a Think Olga, Nana Lima e Luise Bello apresentaram o trabalho de mentoria desenvolvido pela organização, OLGA Mentoring: Escola de Líderes. Em sua palestra, elas deram uma mostra do trabalho, com dicas sobre plano de negócios e ferramentas para o empreendedorismo.

No período da tarde, três sessões de oficinas simultâneas trouxeram mais informações para que as mulheres possam investir em mais autoconhecimento e empreender. Para isso, a Escola de Você levou as jornalistas Natália Leite, com a oficina Sucesso não é Sorte, e Guta Nascimento, que fez uma apresentação com o tema Empreender na vida e nos negócios. Reunindo dinâmicas e dicas práticas, Camila Farani compartilhou sua experiência com as participantes na oficina Modelando seu negócio para crescer.