Conheça Ana Paula

16 June 2016

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.
 

Em favor da mulher

"Demorei muito para me amar. Quero que elas aprendam."

Reconhecida no Brasil inteiro por seu trabalho à frente de telejornais, a jornalista Ana Paula Padrão decidiu mudar o rumo de sua carreira em favor da mulher. Hoje ela é dona de duas empresas. Uma delas, a Escola de Você, já ajudou cerca de 150 mil brasileiras a conquistarem autoconhecimento, autoconfiança e saúde econômica para encontrar o significado da felicidade individual.

Partindo da própria experiência

Ana Paula Padrão teve uma infância de menina sonhadora. Nasceu em Brasília, numa família pequena. Quem vê a jornalista de sucesso hoje não imagina que ela foi uma criança insegura. “Não aprendi a gostar de mim quando era pequena. Não fui educada para acreditar no meu potencial. Só enxergava meus limites, minhas inseguranças. Fui uma menina tímida e solitária”, conta ela. O caminho que encontrou para vencer as próprias barreiras foi a base do diálogo que Ana Paula estabeleceu com as mulheres de sua geração e do método que desenvolveu para ajudá-las a gostarem de si mesmas.

Empreender era um desejo

Formada em jornalismo na UNB, seu currículo inclui 18 anos na Rede Globo e quase uma década entre SBT e Record. Atualmente, apresenta o MasterChef Brasil, uma das atrações de maior audiência da TV Band.

A jornalista tornou-se também empreendedora em 2007, quando abriu sua primeira empresa, voltada para produção de conteúdo em vídeo para corporações. Desde então, a Touareg Conteúdo desenvolve programação para TVs corporativas, documentários, webséries e eventos. “Empreender no Brasil não é fácil, você precisa ter muita certeza de que é aquilo que você quer”, diz Ana Paula.

Quando fundou sua segunda empresa, a Tempo de Mulher, Ana já se sentia segura para perseguir um desejo. “Queria dialogar com mulheres, ouvir suas histórias e dizer a elas que não estão sozinhas”, diz.

Aprender a ser feliz

“Poucas mulheres conseguem responder, sem pensar, o que significa felicidade para elas”

Os desafios como empreendedora só estimularam Ana Paula ainda mais. Ela investiu em conhecimento na tecnologia digital, fundamental hoje para qualquer empresa. Em 2013 criou a Escola de Você, uma escola online, gratuita, com aulas de 5 minutos voltadas para o autoconhecimento e o empoderamento femininos. Cerca de de 150 mil alunas, em todo o Brasil, já se matricularam e participaram também de encontros presenciais. “Muitas mulheres aprendem um ofício mas não têm coragem de enfrentar o mercado de trabalho ou de empreender. Muitas têm suas identidades atreladas a uma figura masculina: o pai, o filho, o marido. As razões são culturais. Não fomos treinadas para acreditar em nós mesmas. Precisamos desenvolver nossa autoestima”, afirma.

Alguns dos resultados dos cursos foram medidos por uma pesquisa feita em parceria entre a Universidade de Brasília e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No primeiro semestre de 2015, pesquisadores mediram a resposta de um grupo de alunas à seguinte afirmação: “Eu tenho tanto valor quanto as outras pessoas”. Entre as inscritas que discordavam com a frase antes do curso, 79,8% passaram a concordar após 3 meses de aulas. Para Ana, essa é uma confirmação de que mulheres empoderadas se relacionam melhor com a família e a comunidade. “Elas aprendem a formar redes de atuação e influência, melhoram a renda individual e familiar, contribuindo para um incremento do PIB”, diz.

“Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho parece bom. Quando se sabe onde se quer chegar é bem mais fácil traçar rotas e planejar a jornada”, conclui a Ana Paula empresária.

Saiba mais sobre a Ana Paula Padrão, sobre a Escola de Você e sobre a Tempo de Mulher no Facebook.

Fotos: Dejumatos

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.