Conheça Cristhyane

14 June 2016

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.
 

Liderança feminina em jogo

"No universo dos games, você passa por um processo de imersão enquanto está jogando. Descobrimos que as pessoas refletem mais sobre o tema quando vivenciam a experiência"

Com o propósito de educar pela imersão tecnológica, Cristhyane Ribeiro abriu a Sinergia Games, produtora incubada no Parque Tecnológico da Bahia. Com seis anos de existência, a empresa reúne dez colaboradores e um catálogo de sete jogos com temas ligados a desenvolvimento humano, igualdade e autoconhecimento. Um deles, Liderança Feminina, provoca discussões relacionadas ao papel da mulher no ambiente de negócios.

Games além da cultura pop

A administradora Cristhyane Ribeiro, de 44 anos, já morou em Recife, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte e por seis anos na Sibéria. Fez cursos de Administração, Psicologia Jungiana e, há um semestre, resolveu se aprofundar em design de jogos digitais. Interessada em mitologia africana e em história de civilizações antigas, acredita que é possível criar experiências que não sejam apenas um remix da cultura pop e levar mais substância ao audiovisual.

Na produtora, ela experimentou diversas plataformas, como jogos lançados em formato de livro de RPG, experiências para navegador e aplicativos para Android. Seu sonho é disponibilizar todo o conteúdo produzido para consoles como Playstation e Xbox. Um de seus principais projetos hoje é o jogo Liderança Feminina, inspirado no livro “Faça Acontecer”, de Sheryl Sandberg. O game é usado para mostrar o potencial feminino de liderança em palestras para empresas.

“Existe uma barreira que é invisível. Todo mundo diz que é democrático, mas não é. Se mais mulheres chegarem a cargos de liderança, mais mulheres elas vão ajudar a subir”.

Outro destaque é Cosmopolitan, que aborda o desenvolvimento pessoal com o auxílio do método AIC (Apreciação, Influência e Controle), direcionado a mulheres jovens. Disponível para iOS e Android, o jogo cooperativo pode ter até seis jogadores. Ele ajuda a identificar pontos fortes da personalidade de cada pessoa que podem ser desenvolvidos, ao mesmo tempo que propõe uma discussão sobre as dificuldades que as mulheres vivem. Para instigar a projeção do futuro, a personagem de cada jogador passa por escolhas de carreira, gravidez e um período sabático para descobrir qual caminho seguir. O conhecimento adquirido no jogo reúne dicas aplicáveis na vida profissional.

Para a pesquisadora, mais que desenvolver o ambiente de carreira da mulher, o futuro ideal para a Sinergia é levar ao grande público o primeiro jogo que aborda a diversidade de gênero no ambiente profissional..

“Criar algo me completa muito. E empoderar as mulheres pessoalmente e profissionalmente é a minha luta.”

Saiba mais sobre a Sinergia Games no Facebook.

Fotos: Dejumatos

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.