Conheça Cristiane

14 June 2016

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.
 

Voz da periferia

"Quero mostrar que na periferia tem gente que pensa, gente que pulsa. É onde nasci e é onde vou ficar"

Sócia da agência de publicidade #TudoNosso, Cristiane de Oliveira abriu um negócio que estimula o comércio local no bairro Comendador Soares, em Nova Iguaçu, periferia do Rio de Janeiro. Atualmente com três estagiários, Cris e sua equipe fazem a gestão de mídias sociais de 15 empreendedores e sonha com um futuro em que os moradores da região possam tirar o sustento de onde nasceram.

“A Baixada é o meu lugar”

Longe do glamour turístico das favelas da capital, Cristiane acredita que a Baixada Fluminense é um lugar esquecido pela sociedade. Por isso, a sua própria busca por autonomia também é a busca pela autonomia da comunidade. No início, a empreendedora acreditava que era difícil viver e trabalhar longe da capital do Rio de Janeiro. Mas, em apenas três anos, com a ajuda da internet, enxerga possibilidades além das fronteiras geográficas. A #TudoNosso já conquistou o primeiro cliente no Chile e outro em Fortaleza. Mas a proposta continua a mesma: mostrar para o dono do churrasquinho, da pizzaria, que eles também podem usar a internet para vender mais.

Com a ajuda da #TudoNosso, esses pequenos empreendedores têm seus negócios divulgados com recursos de anúncios do Facebook como a Divulgação nas Imediações, que exibe o anúncio para quem está num raio de menos de 17 km do negócio. “Um cliente que não tinha dinheiro e chegou a investir só R$ 2,00 em um anúncio e conseguiu ter retorno”, diz Cristiane. “Hoje, o Facebook nos dá também a oportunidade de trabalhar aqui da periferia mesmo, sem precisar pegar ônibus para ir ao centro. Me permite passar mais tempo perto dos meus filhos e ter mais qualidade de vida.”

“Ver o nosso trabalho reconhecido nos motiva a mostrar que é possível empreender e fazer lucro do zero”

Casa, trabalho e família

Cristiane concilia a carreira de dona de agência ao lado do marido e sócio Petter e do filho Warllen, 22, com os trabalhos domésticos e os cuidados com os outros dois filhos, Warllison, 17, e Victor Matheus, 11. Com o surgimento dos primeiros clientes e a oportunidade de crescer, Cristiane decidiu se dedicar integralmente ao sonho de ser a própria chefe. Quando sai para o trabalho pela manhã, instrui a mãe, dona Maria do Carmo, de 80 anos, a fazer os meninos ajudarem nas tarefas domésticas. Com os lucros da agência, fez a primeira reforma na casa para criar mais espaço para a família.

Até chegar ao papel de empresária, Cristiane passou por altos e baixos. Passou a infância toda alternando entre casas de parentes e quartinhos de empregada com a mãe. Conta que a primeira boa memória da adolescência foi o nascimento do seu primeiro filho, quando ela tinha 14 anos. Para ajudar com as contas, empreendia sem saber. “Nunca fui de ficar quieta. Sempre inventava coisas, vendia doces, bijuterias”, conta. Hoje, aos 36 anos, Cristiane está no quarto período da faculdade de Produção Cultural e em busca de novos clientes. Sonha em terminar a reforma da casa em breve e comemorar o aniversário da mãe com uma grande festa. Os planos da #TudoNosso estão apenas no começo.

Saiba mais sobre a Agência #TudoNosso no Facebook e Instagram.

Fotos: Dejumatos

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.