Conheça Duília

30 August 2016

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.
 

Semeando Ciência

"O pensamento científico é importante para o avanço de nossa sociedade e o apoio da família é fundamental para desenvolver talentos"

A curiosidade de criança, despertada pelas primeiras imagens enviadas à Terra pelas sondas espaciais da NASA, transformou-se em profissão para Duília de Mello. Astrônoma formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela tornou-se professora e colabora com o Goddard Space Flight Center da NASA. Para despertar o interesse e atrair mais pessoas para as carreiras científicas, ela criou a Associação Mulheres das Estrelas (AME).

 

Mulher das Estrelas

Desde 2008, a cientista brasileira ensina na Universidade Católica de Washington, acumula títulos acadêmicos e prestígio internacional. Suas pesquisas sobre Evolução de Galáxias, Colisão de Galáxias, Imagens profundas do Hubble e Big Data renderam mais de cem artigos científicos. Ela também descobriu a Supernova 1997D e as Bolhas Azuis – aglomerados de estrelas que estão fora das galáxias.

Sua contribuição no Brasil, a AME, é um sonho que aos poucos começa a dar certo. “Despertar a curiosidade é o primeiro passo. Mostrar profissionais de sucesso é o seguinte. Assim, acredito que muitos jovens com talento optarão por seguir carreiras em áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, afirma Duília. O objetivo da AME é inspirar as crianças e os jovens a seguirem os seus talentos.

Duília faz isso por meio de palestras em escolas e universidades, além de oferecer mentoria a jovens que a procuram pela internet. “Venho fazendo esse trabalho há mais de 15 anos e os resultados são incríveis. Alguns desses jovens já são doutores e pesquisadores nas universidades e centros de pesquisas brasileiros”, conta.

 

Supernova SN1997D

A astrônoma também é autora de dois livros usados nas escolas em atividades educativas para crianças e jovens. Em Vivendo com as Estrelas (Panda Books), Duília parte de sua própria trajetória para apresentar o trabalho de um astrônomo e dar dicas para quem tem interesse de seguir a carreira. Ela revela os bastidores do trabalho dos astronautas nas missões espaciais e divide com os leitores sua grande descoberta: a supernova SN1997D.

Já o livro infantil As Aventuras de Pedro, uma Pedra Espacial, oferecido gratuitamente para download, conta a história de um meteorito que caiu na Terra e apresenta o Sistema Solar para crianças de 6 a 9 anos. Ilustrado com fotografias espaciais reais, o livro também trata do tema diversidade, a partir da percepção de Pedro, que é diferente das outras pedras terrestres.

“As escolas me convidam para conversar com os estudantes, que ficam super motivados e curiosos”, conta a cientista. “Aproveito a oportunidade para conversar também sobre a questão de gênero e mostrar que as mulheres são capazes de seguir qualquer carreira que seja de seu interesse”, afirma.

Saiba mais sobre a Associação Mulher das Estrelas no Facebook.

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.