Conheça Gladys

19 November 2016

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.
 

Ensino criativo que traz resultado

"Precisei desenvolver uma forma para estudar depois de 19 anos longe da escola. Acabei criando uma empresa que ajuda milhares de pessoas a aprender"

Gladys Mariotto fazia resumos, esquemas e mapas mentais de forma artesanal para conseguir estudar em casa. A partir dessa metodologia, ela criou a Já Entendi®, empresa de serviços educacionais que desenvolveu uma plataforma web com vídeoaulas, jogos e apostilas digitais. Seus treinamentos já foram usados para capacitar mais de 1,5 milhão de colaboradores em organizações como Natura, Walmart, Bematech, Enel Brasil, Sebrae, entre outras.

Metodologia inovadora 

No fim dos anos 90, Gladys decidiu prestar vestibular pela primeira vez, aos 36 anos. Portadora de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), a dona de casa tinha dificuldade de se concentrar nos estudos e precisava de uma alternativa para fixar o conteúdo. Passou a utilizar desenhos, colagens e pinturas para resumir as apostilas de pré-vestibular emprestadas por seu filho.

O método deu certo. Gladys formou-se em Belas Artes e logo começou uma segunda graduação em Filosofia, ao mesmo tempo que cursava uma pós-graduação e um mestrado. Nesta mesma época, seu filho mais novo sofreu um AVC e, enquanto se dedicava à sua reabilitação em salas de espera de consultórios e fisioterapias, ela aperfeiçoou o método que havia criado . “Meu filho se recuperou e eu consegui concluir os três cursos. Essa metodologia se tornou mais tarde minha profissão. Depois disso, comecei a produzir materiais didáticos para grandes sistemas de ensino até ser reconhecida pela UNICEF em Havana (Cuba) como metodologia inovadora na América Latina ”, conta.

Foram os primeiros passos da Já Entendi®, empresa que desenvolve treinamentos a partir de ferramentas que facilitam a assimilação de conteúdos, inspiradas em estudos focados na aprendizagem de adultos com baixa escolaridade. Os materiais trazem o estudante para o papel de protagonista e utilizam técnicas como neurolinguística, storytelling, mapas mentais, design instrucional, infográficos e jogos.

“Estimular o lado direito do cérebro, responsável pela captação de novas habilidades, é um diferencial”, explica Gladys. Uma de suas produções, um filme de animação para ensinar Filosofia para crianças, foi exibido em diversos países e, em 2010, foi selecionado para o CrossMedia Forum do Japan Prize da rede de TV NHK em Tóquio. “Princípios como o cuidado estético e a empatia com quem tem dificuldades de aprendizagem orientam nossa produção didática”, afirma a empreendedora.

Capacitação profissional

Para iniciar a startup, em 2012, Gladys vendeu um carro e investiu suas economias. No começo, a Já Entendi oferecia cursos online para o ENEM com assinaturas a R$ 19,90. “Foi difícil. Demoramos 30 dias para vender a primeira assinatura e mais de um ano para alcançar um faturamento de R$ 10 mil”, lembra.

A empreendedora buscou orientação no Sebrae e na Endeavor. Era a chave que precisava para remodelar o plano de negócios e direcioná-lo a outro público. “A maioria das empresas foca na capacitação das posições de liderança. Quando resolvem fazer cursos para a base da pirâmide, utilizam metodologias inadequadas. Nosso trabalho entra justamente para resolver esse problema”, conta Gladys.

A plataforma de capacitação profissional Já entendi® foi desenvolvida em 2014, no Vale do Silício, quando a empresa foi selecionada para participar do programa de aceleração 500 Startups. Além de investimento financeiro, o programa oferece aos participantes mentoria para ajustar o modelo de negócios, contribuindo para o sucesso de empresas de tecnologia.

Hoje a plataforma online possibilita hospedagem dos cursos, download de apostilas, exercícios, realizar avaliações, emitir certificados e visualização de videoaulas com a metodologia Já Entendi®. Os cursos e treinamentos são adaptados pela Já Entendi® de acordo com a demanda do cliente, além dos cursos que atendem a assuntos gerais como: liderança, segurança, saúde, processos e aspectos comportamentais. Todo o processo de capacitação pode ser acompanhado por meio de diversos relatórios tanto para gestores quanto para alunos. Com a ajuda de um investimento anjo, foi possível aumentar o faturamento 50 vezes em menos de um ano e equilibrar as contas.

“Temos aumentado o faturamento a cada ano e batemos a marca de 1,5 milhão de trabalhadores capacitados por nossa metodologia”, comemora Gladys. Em quatro anos de trajetória, a Já Entendi recebeu mais de 15 prêmios de instituições e publicações especializadas como Harvard Business School, Revista Info, Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Prêmio Estadão, Visão de Sucesso Endeavor e o troféu Prata na categoria Pequenas Empresas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Saiba mais sobre a metodologia Já Entendi.

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.