Conheça Miriam

08 December 2017

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.
 

Tecnologia para sustentabilidade

"Sou apaixonada por temas relacionados à sustentabilidade e qualidade de vida em centros urbanos. Alegro-me por ser pioneira no trabalho de fomento de energias limpas em Minas Gerais."

Formada em biologia, Miriam aprendeu na marra a gerenciar empresas. Aos 24 anos, assumiu a direção da empresa de montagens industriais da família após o falecimento do pai. Quase oito anos depois, ela uniu a formação original e sua paixão por sustentabilidade com o aprendizado nos negócios da família e fundou a Emap Solar, empresa de implantação de usinas e sistema de energia gerada a partir da luz solar.

Energia alternativa

Miriam Diniz encontrou na geração de energias sustentáveis uma forma de fazer a própria renda com aquilo que acredita. A formação em biologia e as três especializações em Gestão e Administração vieram para transformar em realidade o sonho de promover no Brasil uma possibilidade real e acessível de geração de energia alternativa para grandes empresas. “Sou apaixonada por temas relacionados à sustentabilidade e qualidade de vida em centros urbanos. Alegro-me por ser pioneira no trabalho de fomento de energias limpas em Minas Gerais”, diz Miriam.

Em parceira com o sócio e marido Alessandro e com o sócio e amigo Evandro, ela fundou em 2013 a Emap Solar, uma empresa de soluções em geração, economia, eficiência ou gestão de energia. “Atuamos no mercado de implantação de usinas de geração de energia por fonte renovável, com foco em projetos de maior porte e que demandam engenharia complexa. Também atuamos em parceria como prestador de serviço de engenharia e implantação para grandes empresas”, explica Miriam.

Com a Emap, ela já criou e ajudou a implementar grandes projetos de geração de energia a partir do reaproveitamento da luz solar em mais de 60 cidades brasileiras. Miriam também contribuiu para a redação de um Projeto de Lei em Belo Horizonte que prevê incentivos fiscais para pessoas que adotarem sistema de geração de energia a partir de fontes renováveis.

Crescimento sustentável

A geração de energia a partir de fontes renováveis, além de não impactar negativamente o meio-ambiente, traz lucros e economia para as empresas que adotam os sistemas de placas solares. Somente nos últimos três anos, a Emap quintuplicou seus lucros e contratou 13 novos funcionários.  O crescimento da empresa impacta positivamente também a região de Nova Lima, cidade que abriga a sede do negócio.

Para Miriam, o céu é o imite. Por isso, ela e os sócios pretende aumentar o faturamento da empresa em 50% no próximo ciclo de três anos, e planejam a contratação de mais funcionários para suprir a nova demanda de projetos e gestão. “Para um horizonte de cinco anos, prevemos ter uma equipe de pelo menos 50 funcionários. Além disso, pensamos em aquisição de empresas e investimento em geração e comercialização de energia, e queremos fortalecer as parcerias internacionais que já temos”, conta.

Miriam é a Grande Vencedora do Prêmio Grandes Mulheres 2017, realizado pelo Facebook em parceria com Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Ela também venceu a categoria Pequena Empresa. Conheça também as vencedoras nas seguintes categorias: Média Empresa, Startup, Impacto Social e Powered by Facebook.

Saiba mais sobre a Emap Solar no Facebook.

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.