Conheça Tânia

02 August 2016

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.
 

Descobrindo a hora de se reinventar

"Levar conhecimento é importante e cada resultado prova que não é só pelo dinheiro"

Tânia Cardoso trabalhava como representante de vendas de produtos de beleza quando percebeu uma demanda no consumo de esmaltes que não era atendida pelos fornecedores com quem trabalhava. Com a oportunidade em mãos, investiu as economias da família e abriu a própria fábrica. Hoje, a Blant Cosméticos emprega 12 funcionários e sonha em exportar as cores do cerrado para os quatro cantos do mundo.

Prefira investir em qualidade

Tânia sai para jantar com uma unha de cada cor. O que para alguns pode parecer inusitado, para ela é acompanhar de perto a empresa que criou. Enquanto o marido cuida do financeiro, ela veste o avental branco e vai para o laboratório que construiu para testar qualquer produto antes de colocá-lo à venda. Nos últimos sete anos, a Blant cresceu, passou a ser vendida por representantes de todo o Brasil e depois encolheu com a crise na economia, mas Tânia diz nunca ter desanimado com as adversidades.

O produto que deu origem à empresa foi o esmalte. Mas, a empresária percebeu que para enfrentar a concorrência, precisaria entender melhor a indústria. “Nem só de esmalte vive a unha”, explica. Em busca de especialização, investiu em uma fábrica própria e automatizou a produção. Ao todo, a marca já vendeu 110 itens de beleza, pelo menos 90 cores de esmaltes e 24 novos produtos de cuidados com a unha, como hidratantes e verniz. Ela também passou a visitar feiras de beleza na Itália em busca de tendências. Para fortalecer o negócio, fez cursos no SEBRAE e identificou as falhas na gestão administrativa que a impediam de crescer.

Descobrindo o momento de se reinventar

Com as experiências, Tânia aprendeu a encarar momentos difíceis. Um exemplo foi a primeira queda no faturamento da empresa, em 2013. Para reverter a situação, a Blant apostou em anúncios no Facebook e passou a vender 125 mil unidades mensais. “Existem muitas variáveis, todo o dia é uma coisa nova. Você precisa aprender a se adaptar”, diz.

Envolvida com as profissionais autônomas que consomem seus produtos, a empreendedora também organiza mensalmente palestras gratuitas e presenciais para cerca de 300 manicures em várias cidades brasileiras. A proposta é aumentar a qualidade do serviço e promover uma especialização entre as manicures, que aprendem diferentes técnicas e acompanham as tendências de beleza encontradas por Tânia durante as viagens.

Com o crescimento e o investimento na fábrica, a Blant alcançou a capacidade de produzir 1,5 milhão de unidades por mês, o que por si só triplicaria o faturamento da empresa. Mas, pensando no futuro, ao invés de fazer mais, ela optou por diversificar o modelo de negócio e produzir para outras marcas locais, além de buscar novos objetivos, como o lançamento da primeira linha de batons.

“Existem muitos motivos para desistir, mas você precisa buscar dentro de você os motivos para continuar”

Fotos: Dejumatos

Saiba mais sobre a Blant Colors no Facebook.

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.