Conheça Zica

Watch video
14 June 2016

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.
 

Um negócio de beleza e autoestima

"Lá em casa podia faltar comida, mas não faltava amor. Isso sempre me deu força para trabalhar com alegria em busca do que eu desejava"

Para conhecer e cuidar do próprio cabelo, Zica Assis criou uma linha de produtos e a maior rede de salões especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados do Brasil. Com o Beleza Natural, ela emprega e serve de inspiração para 4 mil colaboradores, em sua maioria mulheres, que atendem cerca de 130 mil clientes por mês. A carioca que já foi empregada doméstica, faxineira e babá, hoje é uma das mulheres de negócios mais bem-sucedidas do Brasil, aparecendo na lista das 10 mais poderosas da revista Forbes em 2013, ao lado da modelo Gisele Bündchen.

Experiência e invenção

A história de uma mulher insatisfeita com os próprios cabelos poderia ser apenas mais uma no burburinho do salão de beleza, não fosse a persistência de Heloisa Helena Assis, a Zica, responsável por uma revolução em escala industrial no Brasil para os cabelos crespos e cacheados.

Ainda adolescente, quando trabalhava como empregada doméstica, Zica começou a estudar formas de deixar seu cabelo da maneira como ela preferia: cacheado. Ela era obrigada a alisar o cabelo para poder trabalhar nas mansões de um bairro nobre do Rio de Janeiro. Aos 21 anos, entrou em um curso de cabeleireira para conhecer técnicas e entender a estrutura dos próprios fios.

Com essa base de conhecimento, por conta própria passou a experimentar fórmulas e desenvolveu técnicas para tratamento dos cabelos. Foram dez anos de experimentos com produtos químicos até chegar ao ponto que desejava. Zica patenteou sua fórmula secreta. No começo não era fácil convencer os químicos a fazerem as combinações descobertas por ela. Eles tinham familiaridade com outros tipos de resultado e por isso resistiam a experimentar. Somente quando encontrou apoio de uma profissional que conhecia sua trajetória, conseguiu levar adiante sua produção. Atualmente, 380 toneladas de produtos Beleza Natural saem da fábrica Cor Brasil a cada mês, apenas para produzir o Super-Relaxante.

Autoestima é a alma do negócio               

Quando a aparência dos seus cachos despertou a curiosidade das amigas, Zica enxergou uma oportunidade de levantar a autoestima de outras mulheres. Convenceu seu marido, Jair Conde, a vender o fusca que era o único bem da família. Chamou também o irmão, Rogério Assis, e a amiga Leila Velez para colocarem suas economias e seu conhecimento de gestão no negócio. Foi assim que financiou a abertura de um pequeno salão na Tijuca, no Rio. Formando filas na porta desde às 5 da manhã, esse foi o embrião do Instituto Beleza Natural, um misto de loja e centro de tratamento capilar.

No Instituto, a cliente passa por uma avaliação para conhecer o tipo de cabelo e suas necessidades, em seguida é submetida a técnicas de tratamento e aplicação de produtos, até a finalização com penteado e coloração, por exemplo. Depois disso, elas são orientadas sobre como continuar a manutenção em casa.

O investimento em inovação está sempre presente, seja na cocriação com suas clientes ou em parcerias com instituições como UnB, BioRio, Harvard, MIT. Mais de 20 tipos de serviços e mais de 50 produtos com ativos naturais e de alta performance nasceram assim. Os produtos Beleza Natural são vendidos exclusivamente nos quiosques e institutos da marca, que somam mais de 45 unidades de negócio com atendimento personalizado.

Mesmo sendo altamente especializados, os produtos do Beleza Natural têm um preço acessível. Zica trabalha para alcançar principalmente mulheres que são como ela antes de seu sucesso empreendedor. Assim, oferece produtos e serviços de qualidade com foco nas classes C, D e E. Todo material promocional, decoração das lojas e rótulos dos produtos estampam mulheres negras e morenas, selecionadas entre funcionárias e clientes do Beleza Natural. Em cada detalhe, a marca busca representar e inspirar seu público.

Isso pode ser visto também na Página da marca no Facebook, que conta com 600 mil fãs. A plataforma leva a marca para cada vez mais pessoas e ajuda a manter clientes e colaboradoras de todo o Brasil conectadas. A Página traz dicas de penteados e cortes de cabelo, informações sobre produtos, serviços e promoções, além de dar ao público a oportunidade de mostrar sua beleza para todo o país por meio das fotos e frases de inspiração divulgadas por lá.

Juntos vamos mais longe

Embaixadora da marca e trabalhando lado a lado com a sócia e presidente Leila Velez, Zica participa da concepção dos espaços onde as clientes são recebidas, está sempre no laboratório orientando químicos e inovando nas fórmulas. Ela aparece nos treinamentos técnicos para demonstrar como aplicar os cremes e dar incentivo para as meninas que estão começando. É tratada como uma estrela pop por clientes e funcionários. Sempre que é reconhecida nos lugares, pára para tirar fotos. Nunca deixa de sorrir, cumprimentar e tocar quem cruza seu caminho.

O contato constante com sua equipe não faz de Zica uma centralizadora. Ao contrário, ela tem certeza de que o Beleza Natural só chegou onde está graças ao trabalho conjunto com seus sócios e cofundadores da empresa: a amiga Leila Velez, presidente do BN, o irmão Rogério Assis, vice-presidente, e o marido Jair Conde, membro do conselho. Focados na gestão e crescimento do negócio, marketing e aconselhamento, eles possibilitam que Zica continue atenta às demandas das clientes para criar ou reinventar seus produtos.

Saiba mais sobre o Beleza Natural no Facebook e no Instagram.

Fotos: Dejumatos

Tell us your story

Thanks for the story. Something is wrong. Try again later.