Coworking familiar possibilita que mães trabalhem perto dos filhos
Todo o Brasil

Coworking familiar possibilita que mães trabalhem perto dos filhos

Coworking familiar possibilita que mães trabalhem perto dos filhos
Todo o Brasil
Entre uma reunião e a entrega de uma planilha, a criança chora, pede para brincar. Para quem tem filhos, trabalhar de casa muitas vezes é uma solução viável, mas dividir a atenção entre as tarefas de uma empresa e as crianças pode ser complicado.

Entre uma reunião e a entrega de uma planilha, a criança chora, pede para brincar. Para quem tem filhos, trabalhar de casa muitas vezes é uma solução viável, mas dividir a atenção entre as tarefas de uma empresa e as crianças pode ser complicado. Para atender mães que são profissionais e lidam com essa dificuldade, algumas empreendedoras brasileiras criaram coworkings especiais que oferecem espaços para os pequenos.

Esses espaços de escritórios compartilhados tem a estrutura necessária para que profissionais autônomos ou empresas trabalhem e façam networking, com custos menores do que a manutenção de um local próprio. A novidade é que alguns deles oferecerem também espaços dedicados a bebês e crianças, permitindo que mães e pais possam focar no trabalho sem precisar abrir mão de estar perto dos filhos pequenos.

Os escritórios compartilhados em geral disponibilizam espaços com bancadas, wifi, telefone, impressora e salas de reunião. No caso do coworking familiar, além do ambiente de trabalho, há brinquedotecas e até babás para dar atenção aos pequenos. As mães podem fazer intervalos com a frequência que desejarem para amamentar, alimentar ou brincar com as crianças.

Listamos a seguir alguns coworkings familiares pelo Brasil:

1. Casa de Viver  – São Paulo

Um dos pioneiros no Brasil. A programação da área onde ficam as crianças tem contação de histórias, oficinas artísticas e brincadeiras. As atividades oferecidas para os adultos, em sua maioria mães, incluem rodas de conversa e workshops sobre saúde, sexualidade, autoconhecimento e negócios. Oferece ainda um clube de descontos em serviços e produtos de parceiros para as “residentes” e locação para eventos. Fica próximo ao metrô Santa Cruz.

2. Casa Laço  – São Paulo

Próximo ao metrô Jardim São Paulo, oferece salas de atendimento coletivo e individual, escritório compartilhado, cozinha coletiva e sala para reuniões. O ambiente para as crianças é preparado para atender diferentes faixas etárias, com profissionais especializados, espaço gramado, árvores frutíferas, cantinhos temáticos e oficinas.

3. Malubambu – Salvador

O coworking funciona em uma área reservada e climatizada no primeiro andar da casa de atividades infantis Malubambu. Conta com estações de trabalho, wifi, impressora, armário, mesa, cadeiras de escritório, tomadas e lousa. Recebe crianças de 1 a 8 anos, que são separadas por faixa etária para participar de oficinas e atividades lúdicas.

Endereço: Rua Arthur de Sá Meneses, 150, Pituba – Salvador, BA
Telefone: (71) 3484-5594

4. Mamaworking – Curitiba

Oferece diversos ambientes em uma casa com jardim. O espaço infantil recebe crianças de seis meses a cinco anos. Tem um projeto educacional desenvolvido por pedagogas e arte-educadoras, com agenda mensal de oficinas. Para os adultos, dispõe de programação de cursos e encontros para desenvolvimento pessoal, de negócios e atividades para o bem-estar.

5. Colméia Espaço Criativo – João Pessoa

Um lugar de acolhimento, colaboração e apoio à maternidade. Oferece escritório compartilhado e salas privativas, sala de reunião, caixa postal, biblioteca, copa e atendimento telefônico. Oferece uma brinquedoteca para as crianças enquanto os adultos trabalham no espaço. A coordenadora do espaço estima que 80% das clientes tomam conhecimento do espaço por meio da Página no Facebook e do perfil no Instagram.

Endereço: Av. Santa Catarina, 211, Bairro dos Estados – João Pessoa, PB
Telefone: 83 3034-5738

6. Brincar no Quintal – Sorocaba

Enquanto mães e pais trabalham na parte superior da casa, as crianças contam com uma cuidadora para entretê-las no primeiro andar e no amplo quintal com parquinho e área verde. Os pequenos também podem participar de jogos, brincadeiras e oficinas artísticas realizados com o apoio pedagógico do Ateliê Brincare.

Endereço: Bernardo Ferraz de Almeida 217 – Sorocaba, SP
Telefone: (15) 3036 3003 ou 15 9 9709 4479

7. Espaço Conviver – Manaus

Além das estações de trabalho, oferece área ao ar livre para desenvolvimento das crianças. Tem uma programação mensal com foco no apoio às mães, com aulas de yoga, workshops, palestras sobre saúde e empreendedorismo, além de grupos terapêuticos e eventos sobre sustentabilidade.

Endereço: Rua Natal, 601, Adrianópolis – Manaus, AM
Telefone: 92 3345-5005

8. Projeto Oca – Campinas

Fica em uma casa espaçosa em frente ao Parque Taquaral, possui um quintal e tem o propósito de aglutinar pessoas interessadas em construir um ambiente criativo, praticar o consumo consciente e aprendizagem diversificada. Oferece programação de palestras e workshops.

Endereço: Av. Doutor Heitor Penteado, 1785, Taquaral • Campinas/SP
Telefone: (19) 99236.2727 | (19) 98217.8591

9. Casa Gestar – Florianópolis

É um ambiente de trabalho receptivo a crianças, onde um coletivo de mulheres exerce atividades voltadas para empreendedorismo feminino e empoderamento pessoal. Dispõe espaços para aulas e atendimento para locação. Embora não haja um serviço de cuidadoras, tem um parquinho, área livre para os filhos que acompanham as mães. A programação de workshops e cursos inclui atividades para adultos e crianças.

Endereço: Servidão Odorico Miguel da Costa, 113, Campeche – Florianópolis

Telefone: (48) 3307 6035

Artigo anterior Próximo artigo