Verônica Oliveira

Conheça Verônica

Verônica Oliveira
Faxina não é ajuda. É trabalho.

Verônica Oliveira se tornou uma empreendedora após uma demissão. Mãe de dois filhos, ela trabalhava numa empresa de telemarketing e vivia com um salário sempre muito apertado. As coisas pioraram quando a empresa decretou falência. Sem salário, acabou perdendo o aluguel e enfrentou uma grave depressão que a levou a uma internação.

Com alta e sem ter para onde ir, foi acolhida por alguns amigos e passou a fazer faxina em suas casas – e em seguida nas casas de amigos dos amigos. “Percebi que a renda que eu podia alcançar era maior do que o que eu ganhava em empregos fixos. Eu não entendia de negócios, mas vi uma oportunidade e abracei”, lembra a diarista.

Verônica decidiu apostar na internet e no humor para a divulgação do seu negócio: criou montagens com imagens divertidas, se colocando como personagem de séries e filmes e publicou no seu perfil pessoal no Facebook, se apresentando como a heroína que “solucionaria” o problema da sujeira na casa de possíveis clientes.

O resultado foi um conteúdo viral: mais de 10 mil curtidas e 12 mil compartilhamentos na rede social. A partir dali, tudo mudou para Verônica. Segundo ela, por causa da forma como se comunicou: “Tive muito apoio das pessoas pois era um conteúdo engraçado e sincero”, conta.

Logo, Verônica conquistou tantos clientes e tanto apoio na internet, que precisou de um espaço dedicado para mais publicações. Além das propagandas do seu trabalho de faxineira, ela queria também contar histórias e dar dicas sobre a nova profissão e, então, criou a Página “Faxina Boa” no Facebook.

Por meio das mensagens na Página, Verônica conseguiu mensurar o quão transformadora pode ser sua representação e o conteúdo que publica: “Outras mulheres enviam mensagens dizendo que sentem mais orgulho do que fazem quando me vêem falando sobre isso na internet ou na imprensa”, relata.

Com a vida estabilizada – incluindo um novo lugar para morar graças a uma vaquinha feita entre seus seguidores – Verônica decidiu investir ainda mais no seu negócio e encontrou possibilidades ainda dentro do Facebook. “Fiz cursos de conteúdo, de social media, etc. A maioria no Blueprint, pois é gratuito”, diz.

E a coisa ficou profissional mesmo. Verônica ainda usa a Página para passar mensagens positivas para seu público. “Quando eu posto, as pessoas ficam felizes em saber que estou bem e sempre leio que ‘o que eu faço ali é importante’. É por isso eu não deixo de postar”, diz, orgulhosa.

Conheça a Faxina Boa.

Próximo artigo